segunda-feira, 8 de junho de 2009

Protagonismo Juvenil

Gostaria de apresentar uma dinâmica que, tanto eu como a Júlia, utilizamos na turma do AD (Turma dos Adolescentes) para tentar mostrar a relevância da participação dos educandos não apenas nas reuniões, mas também em sua comunidade. Chamamos de Dinâmica dos Objetos, e funcionava do seguinte modo: estando os educandos de olhos vendados, passamos uma caixinha que continha objetos variados de modo que cada educando pudesse escolher aleatoriamente um. Após isso, retiramos as vendas e perguntamos se aquele objeto tinha alguma utilidade pra eles e, em caso contrário, se teria serventia para algum parente ou conhecido. Quando todos responderam, pedimos que eles imaginassem cada objeto retirado como se fosse uma informação que é repassada pelo 2A. Assim, discutimos a importância dos conhecimentos que ali são repassados, e no protagonismo que os educandos podem assumir ao serem não apenas receptores, mas também divulgadores das idéias ali debatidas. Pois, os temas, que poderiam não ter utilidade para alguns, seriam úteis para outras pessoas, sejam do 2A ou da comunidade.

Tínhamos por intuito, com esta dinâmica, refletir sobre uma possível responsabilidade dos educandos no envolvimento de questões próprias de sua comunidade, mais especificamente, no tocante às questões relativas à sexualidade que, por vários motivos, ainda é um tabu e carece de um árduo trabalho preventivo com o repasse de informações que previnam e esclareçam sobre gravidez indesejada, transmissão de DST’s, violência doméstica, dentre outros. Trata-se de um primeiro passo na perspectiva de trabalhar o protagonismo juvenil no AD. Tal proposta insere-se na missão do 2A que é “melhorar a qualidade de vida da população alvo, tornando-a mais consciente de seus direitos e deveres como comunidade e como indivíduos”.

É isso!

Abraços a todos!

3 comentários:

  1. Achei muito bacana a idéia da dinâmica! Já quero aplicar na minha turma!
    Valeu, Demétrius!!!
    Beijo,

    KARÚ/

    ResponderExcluir
  2. li uma postagem de uma dinâmica sobre protagonismo juvenil do dia 08/06/2009.Ótima.
    vou fazer várias reuniões para estimular nos jovens o papel de protagonista no meio da juventude e da comunidade. Peço por favor me dêem sugestões de atividades p/ fazer nessas reuniões. abraços

    ResponderExcluir
  3. Ótima Dinâmica...
    clareou minha mente para trabalhar esse assunto com os adolescentes.

    aproveitando, siga-nos:
    pjmcriciuma.blogspot.com
    pastoralcriciuma.blogspot.com

    abraçoss

    ResponderExcluir